logo
  • 0
    1. Your Cart is Empty
notfound

Marcelo Castello Branco fala sobre seu papel no Latin Grammy

No dia 15 de Novembro acontece a cerimônia de premiação do 19º Latin Grammy Awards, na MGM Grand Arena.

 

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação, de língua espanhola e portuguesa. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores. Além de produzir a Entrega do Latin GRAMMY para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação promove programas educativos e assistenciais para a comunidade musical latina, seja diretamente ou por intermédio da Fundação Cultural Latin GRAMMY.

 

 

Marcelo Castello Branco participa ativamente no Latin Grammy há exatos 19 anos, assumindo o cargo de vice presidente do comitê nos últimos 8 anos. Atualmente participa do Comitê de Governança e nominação, um grupo sênior composto por 7 pessoas , incluindo o Presidente Gabriel Abaroa e o atual presidente do comitê. Este grupo monitora todas as atividades da Academia, sua organização e suas práticas. Além disso, Castello Branco também faz parte do Comitê financeiro.

Explicando sobre como começou sua relação e envolvimento com o prêmio e com a música latina, Marcelo afirma:

“Parte importante da minha vida é a dedicação e a devoção a uma aproximação maior e real do Brasil com a América Latina. Somos latino-americanos, mas sempre nos enganamos. Esta nova geração de artistas e consumidores vem mudando isso, demolindo fronteiras físicas e distâncias hipócritas. Acho que generosidade gera reciprocidade e para isso dedico boa parte da minha vida pessoal e profissional. Morei no Chile e Espanha. Dirigi multinacionais na região latina e Península Ibérica . Gosto tanto de Oaco de Lucia quanto Zeca Pagodinho, e vejo irmandade e identidade comum entre eles.”

Ao todo foram 14.000 indicações divididas em 48 categorias, dentro do período de 1 de Junho de 2017 a 31 de Maio de 2018. Falando um pouco dos indicados e de sua torcida, Castello Branco comenta que torce por todos, brasileiros e de outros países.

“Sem bairrismo ou bandeiras. A independência preza a excelência. O Grammy é o único prêmio musical que privilegia a própria comunidade e o coletivo da música. É ela que escolhe os ganhadores . Não tem fã clube nem campanha. O trabalho tem que falar por si só.”

Marcelo Castello Branco é o atual CEO da União Brasileira de Compositores (UBC), organização de gestão coletiva líder no Brasil, situada no Rio de Janeiro. É um executivo com 30 anos de experiência na indústria da música e entretenimento. Durante sua carreira, foi peça fundamental no crescimento da música brasileira no país e em outros mercados, como a América Latina, Espanha e Portugal, e auxiliou grandes nomes da música a ultrapassarem as barreiras e se beneficiarem com os meios digitais e novos modelos de negócio. Atuou como Presidente da Universal Music Brasil, Cone Sul e Península Ibérica e da EMI Music Brasil / América do Sul e Central. Atualmente, também é vice-presidente do Conselho do Latin Grammy.

 

O curso em que Marcelo é mentor na Must Music Academy é “Dominando Aspectos Financeiros e Administrativos de Music Business”.